segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Objetos e critérios da Análise



Nessa atividade iremos definir sobre análise diplomática e tipológica de um objeto identificador da autenticidade de baterias de produtos de telefonia móvel. O selo da Anatel. 



ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

  • PRODUTO: Selo para Certificação de Baterias e Carregadores 
  • CARACTERÍSTICAS GERAIS: O selo apresenta fundo numismático em offset, tarja com microletras e texto em calcografia. Como suporte de impressão utiliza papel auto-adesivo, branco fosco. 


CARACTERÍSTICAS DIMENSIONAIS  
  • Comprimento: 20 mm; 
  •  Largura: 15 mm.



CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA

Suporte: papel de segurança não alvejado, 100% de polpa de madeira, de 65 g/m2, apropriado para impressão a Laser e ou jato de tinta, reativo a produtos químicos, com 0,09 mm de espessura, autoadesivo, com partículas sensibilizadas visíveis na cor amarela, bem como partículas sensibilizadas invisíveis, com fluorescência sob raios U.V na cor azul e fibras de segurança invisíveis com fluorescência sob raios U.V. na cor vermelha. A superfície do substrato deverá ser destinada às impressões calcográficas e offset, além da numeração.


PROJETO GRÁFICO  
  • Offset: fundo numismático na cor amarela (referência Pantone 108 U), construído com efeito caligráfico na logomarca ANATEL; cobertura da área impressa no Selo, referente aos dados variáveis (numeração) em verniz transparente, destinada à proteção mecânica (atrito).
  • Calcografia: impresso com tinta OVI (Tinta opticamente variável), com variação tonal blue/green, aplicada nas tarjas horizontais, localizada no topo do selo, composta por microletras positivas e negativas com o texto “ANATEL”, assinatura “ANATEL” e assinatura do fabricante do selo; dimensões da tarja no selo: 20 x 5 mm (semi-corte).
  • Laser e/ou Jato de tinta:02 (duas) numerações impressas de forma indeléveis, na cor preta, aplicadas via laser e/ou jato de tinta, corpo “7” (superior) e “5” (inferior), tipologia “myriad”, sobre o fundo numismático, sendo a primeira referente ao modelo do produto, ano de fabricação e identificação do fabricante, separados por traço e a segunda destinada ao controle de fabricação e rastreamento do selo, gerenciado através de um sistema informatizado.  
1ª Numeração:
Localizada a aproximadamente 3 mm abaixo da tarja calcográfica, na posição horizontal, representando o código da homologação, com a seguinte formatação: 0000-00-0000, onde os:  
  • 04 (quatro) dígitos iniciais - composto pelo modelo do produto;  
  • 02 (dois) dígitos centrais - composto do ano de fabricação;  
  • 04 (quatro) dígitos finais - composto da identificação do fabricante.   
2ª Numeração:
Numeração sequencial, localizada paralelamente abaixo da 1ª numeração, composta por 2 (dois) caracteres alfa e 8 (oito) dígitos, com a seguinte formatação:
  • ZZ 00000000   

  • Faqueamento:  O selo receberá cortes regulares de segurança (faqueamento), para dificultar a remoção ao se tentar removê-los da superfície em que foram aplicados, cobrindo toda a sua área, mas não prejudicando o seu desempenho e a legibilidade de suas inscrições.

 PRODUTO E SEUS ELEMENTOS DE SEGURANÇA


            O selo de segurança da ANATEL é uma das ferramentas de seguranças que assegura autenticidade do celular e dos seus componentes.
            Além do mais, a compra de aparelhos celulares certificados e homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) garante ao consumidor que o equipamento poderá ser bloqueado em caso de roubo. Segundo a Anatel, os aparelhos liberados com o selo da agência permite que as operadoras de telefonia, a pedido do usuário, façam o bloqueio do código internacional de identificação (IMEI, sigla em inglês) do aparelho, frustrando a iniciativa de quem tentar usá-lo com outro chip.

Referências: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário